Marcamos um golaço

O dia em que a Taiga levou os dribles de Ronaldinho ao Rio Pinheiros.

Na primeira metade dos anos 2000 Ronaldinho Gaúcho era a grande estrela do futebol mundial e foi com os espetaculares dribles do R10, na época jogador do Barcelona, que a TAIGA produziu um de seus principais cases.

Paralelo ao sucesso de Ronaldinho, a Nike produziu sua linha de bolas e chuteiras Total 90. Visando um lançamento impactante dos produtos no Brasil, a empresa de materiais esportivos, através de uma agência de publicidade, procurou a TAIGA.

“A Nike queria algo muito diferente para o lançamento da Total 90. Pensou-se em fazer uma bola gigante no meio da Avenida Paulista e nós demos a ideia de fazer algo nunca feito até então, que era a mídia dentro de um rio, algo proibido”, recorda nosso diretor, que escolheu o Rio Pinheiros como cenário para esse desafio.

A tarefa não era simples e os obstáculos eram muitos: colocar uma bola gigante no meio de um dos principais rios da capital paulistas exigia mais do que a mão de obra para produção da peça. Era necessário ter autorizações de órgãos públicos além de um bom trabalho de engenharia para montar o produto.

A TAIGA cuidou de adquirir todas as autorizações para colocar o projeto em prática: “conversamos com os órgãos competentes. A princípio fomos ao EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), subsidiado à prefeitura que na época era comandada pela Marta Suplicy. Conseguimos chegar até a prefeita e quando a encontramos fomos muito diretos: explicamos que gostaríamos de utilizar o Rio Pinheiros. Ela nos falou que era impossível e eu falei que a empresa estava disposta a conseguir a liberação, mesmo que sofrêssemos as sanções necessárias posteriormente”, afirma o diretor da TAIGA.

Depois de grande negociação com o governo Marta, saiu a autorização.

“Com a liberação, contratamos a equipe do Amir Klink (navegador e campeão brasileiro) para desenvolver a estrutura e sustentar a bola que tinha cerca de 12 metros de diâmetro. No final do dia, murchávamos a bola e inflávamos uma bola totalmente branca. Nas margens do rio colocamos projetores que passavam imagens de dribles do Ronaldinho Gaúcho na bola. Carros batiam na marginal pinheiros vendo a exibição”, explica.

“Jornais e revistas foram atrás para saber sobre autorização da prefeitura, com isso o produto ganhou toda a mídia durante mais de 10 dias. Com 21 dias, tiramos a bola e deu tudo certo. Esse tipo de ação nos elevou para coisas inusitadas”, destacam os envolvidos no projeto.

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